Buscam promover conscientização para as questões relativas à dependência química.
Onde a partilha de vivências promove amadurecimento e crescimento interior.
Nos quais os familiares podem partilhar suas experiências, o que promove o encaminhamento de questões intra-familiares fundamentais para melhorar sua dinâmica.
Oportunidade em que os residentes podem descobrir novas aptidões e melhorar a auto-estima. Neste momento, o profissional pode perceber sentimentos que o residente tem dificuldade de verbalizar.
Momento que serve tanto para trabalhar o esquema corporal e o condicionamento físico como para promover o relaxamento.
Contamos com atividades variadas: exercícios físicos, bicicleta ergométrica, esteira para caminhada ou corrida, alongamento, relaxamento, meditação, campo de futebol,...
Contamos com recursos extras como mesa de Ping-Pong e Churrasqueira visando a inserção no programa de recuperação de atividades que possibilite a vivência de novas formas de interação social.
Onde a abordagem de questões específicas permite ao residente reorganizar-se e reestruturar-se.
Oportunidade em que os familiares podem falar de suas questões e são realizadas intervenções na dinâmica familiar de forma a apoiar o tratamento.
Realizado por um médico específico da equipe do CEDRHO. A assistência médica está disponível vinte e quatro horas por dia para atender qualquer intercorrência.
...relacionados à dependência química, ocasião em que muitas questões subjetivas importantes podem ser abordadas e trabalhadas.
Visa oferecer suporte para a aderência e continuidade ao tratamento!
Quando um colaborador importante para a empresa, que é dependente, concorda em se tratar, ou quando um familiar com este problema resolve tentar a recuperação, todos experimentam uma onda de otimismo. Quando ele consegue chegar ao fim do período de internação e recebe alta, vem um enorme alívio com a esperança que se renova. Mas, como a dependência química não tem cura e a recuperação é um processo geralmente longo e difícil, é necessário, no início, um acompanhamento periódico e sistemático conduzido por profissionais especialmente treinados. A mobilização, a conscientização e a criação de recursos internos para a recuperação, etapas do programa desenvolvido na internação, só serão efetivas e eficazes se aplicadas no dia a dia de cada um, e o programa de pós-tratamento tem exatamente este objetivo! A finalidade principal do grupo de pós-tratamento é dar apoio ao ex-residente nos momentos em que ele precisa de força para estar sempre focando seus interesses e esforços no processo de manter a recuperação de sua qualidade de vida:
- manter contato com seus sentimentos e aprender a expressá-los e lidar com eles de uma forma cada vez mais satisfatória e
- aprender a lidar com a vida e administrá-la de forma a ter cada vez mais satisfação em vivê-la. Nas reuniões do grupo de pós-tratamento, cada membro é assistido e estimulado no sentido de construir para si metas objetivas e alcançáveis que são acompanhadas em cada reunião, oportunidade em que o grupo ajuda cada um com suas dificuldades e comemora suas vitórias, promovendo em cada membro a capacidade de administrar sua vida de forma, cada vez mais, independente e segura. As reuniões acontecem todo sábado, pela manhã, e têm a duração de duas horas. Recomendamos que os ex-residentes as freqüentem por, pelo menos, um ano. As crises de recaída costumam acontecer no 3o., 6o., 9o. e 12o. mês de recuperação e consideramos que o dependente em recuperação tem alta do pós-tratamento se houver freqüentado, de forma regular e assídua, também os grupos de AA/NA, se engajando nos mesmos.
Pça. Bom Jesus do Serimbura, 82 - Jd. Maringá - São José dos Campos - SP - Tel. (12) 3921-6614
|