|
O CEDRHO surgiu e foi idealizado pela equipe da Associação Instituto Chuí de Psiquiatria, instituição esta, que tem sofrido grandes transformações em relação à forma de pensar e tratar as psicopatologias. Isto implicou em mudanças drásticas abrangendo aspectos que vão desde a diretoria, composição de equipe multidisciplinar, projeto terapêutico, formas de abordagem, entre outras ...
Cada vez mais, nos dedicamos a uma visão holística do sujeito buscando oferecer: - maior ênfase aos aspectos psicodinâmicos. Desenvolvemos uma dinâmica mais moderna de ver e tratar as psicopatologias, onde a relevância não está mais apenas no atendimento médico, administração de psicofármacos, e retirada de sintomas..., e sim em um trabalho multi e interdisciplinar em que todos os profissionais e atividades possuem importância, desta forma proporcionando uma visão do indivíduo como um todo.
- desenvolvimento de atividades, tais como, terapia ocupacional, educação física e relaxamento que buscam valorizar os aspectos saudáveis do sujeito. Estas atividades reforçam a sensação de capacidade, de confiança em si próprio e, portanto, melhoram a auto-estima.
- grupos terapêuticos diários onde os pacientes são levados a refletir sobre sua problemática e têm a possibilidade de trabalhar aspectos como: sociabilidade, limites, respeito, auto-estima,...
- atendimento individual onde os pacientes têm um espaço mais reservado para falar de questões mais íntimas que trazem dificuldade de serem expressas nos grupos.
- assistência aos familiares, parte fundamental no processo de recuperação dos pacientes. Aqui os familiares são acolhidos em suas angustias e orientados quanto ao modo de lidar com o doente mental.
A Associação Instituto Chuí de Psiquiatria é uma instituição de utilidade pública, que tem como objetivo o atendimento de portadores de psicopatologias agudas ou reagudizadas, bem como o tratamento de pacientes crônicos. A Associação atende pacientes de ambos os sexos. Nosso atendimento faz-se através de equipe multidisciplinar composta por cento e quinze funcionários, a saber: médicos psiquiatras, médico clínico, psicólogos, assistente social, terapeutas ocupacionais, professora de educação física, enfermagem, serviço de nutrição e dietética, serviços gerais, manutenção, portaria, monitoras e voluntários. Propomo-nos a internações breves e reintegração sócio-familiar. Buscando cumprir este princípio que vai de encontro com as formas mais modernas e avançadas de tratamento e para complementar a terapêutica, criamos o Hospital Dia.
O Hospital Dia surge a partir da necessidade de mecanismos alternativos aos tratamentos convencionais restritos ao esquema hospitalar, oferecendo apoio e recursos que possibilitem ao individuo e a família novas formas de lidar com a doença mental. O Hospital Dia é, portanto, um valioso recurso complementar ao tratamento medicamentoso e psicoterápico, possibilitando um suporte maior em momentos de dificuldades em relação à doença buscando diminuir a necessidade de reinternações frequentes. A proposta terapêutica de tratamento tem uma base ecológica. Ecológica porque se propõe a trabalhar com o paciente e sua família sem retirá-lo totalmente de seu contexto familiar, social e profissional sem prejuízo da administração do medicamento, absolutamente essencial no controle e prevenção da crise. Pensado como uma melhoria no arsenal terapêutico para o tratamento das psicopatologias, o Hospital Dia oferece sustentação grupal e institucional aos pacientes, de segunda à sexta feira das oito às dezessete horas. As refeições no Hospital Dia são: café da manhã, almoço e lanche da tarde. No ingresso ao Hospital Dia o paciente é acolhido por um profissional da equipe multidisciplinar, que se encarrega de orientá-lo e inserí-lo nos grupos e atividades, sendo então, avaliado, tornando possível a elaboração de um projeto terapêutico individual que atenda às suas necessidades.
O Hospital Dia tem por objetivos:
- Reduzir a necessidade de internação;
- Diminuir o tempo de permanência no hospital;
- Promover a organização interna do paciente;
- Facilitar a integração no ambiente sócio-familiar;
- Propiciar independência em relação aos cuidados de higiene e da vida diária;
- Conscientizar sobre a doença e a importância do uso correto dos medicamentos;
- Exercitar o físico e trabalhar o esquema corporal;
- Incentivar produtividade e criatividade.
- Estabelecer condições para observação e avaliação global do paciente em diversos momentos e por diferentes profissionais.
As atividades realizadas no Hospital Dia abrangem:
- Grupo de Psicoterapia,
- Atividades de Terapia Ocupacional,
- Atendimento de Família,
- Grupo de Reencontro,
- Grupo de Passeio,
- Espaço Livre,
- Oficinas Terapêuticas,
- Acompanhamento Médico,
- Orientações e acompanhamento de enfermagem,
- Abordagem e orientações do Serviço Social,
- Avaliação e orientação nutricional,
- Grupos dirigidos de atividade física.
O tempo de tratamento previsto para permanência neste esquema de Hospital Dia varia em função do projeto terapêutico individual.
Nós do Hospital Chuí, como é conhecido, temos nos empenhado enormemente para melhorar a qualidade de atendimento e satisfação de nossos pacientes.
A melhoria do arsenal terapêutico para o tratamento das psicopatologias é a nossa meta principal!
Venha nos conhecer. Ficaremos felizes em recebê-lo e mostrar-lhe nossas instalações!
Fale conosco através do telefone abaixo ou pelo e-mail: institutochui@terra.com.br
Pça. Chuí, 76 - Jd. Maringá - São José dos Campos - SP Tel. (12) 3921-6355
| |